Notícia

Em 05 de Dezembro vamos comemorar a Década Internacional do Solo

Imagem Destacada

     É do conhecimento de todos (as) que o ano de 2015 foi decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional dos Solos. Com isso, várias iniciativas foram realizadas visando mobilizar a sociedade para a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente, bem como dos perigos que envolvem a degradação deles em todo o mundo. No Brasil, iniciativas foram incentivadas pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e seus Núcleos, a exemplo do NRNE, que em matérias publicadas conclamou pesquisadores, professores, estudantes e demais pessoas relacionadas a ciência do solo de todas as universidades, instituições de pesquisa e extensão da área sob jurisdição do NRNE a realizarem localmente atividades alusivas ao tema.

     Destaca-se também como grande conquista das comemorações do Ano Internacional dos Solos, a programação na Declaração do Solo de Viena, de 07 de dezembro de 2015, da Década Internacional dos Solos (2015-2024) pela Dr. Rainer Horn, Presidente na época, da União Internacional de Ciência do Solo (UISS), de forma a ser a mesma, uma continuação dos esforços feitos durante o Ano Internacional dos Solos para a realização de várias atividades para promover junto a sociedade os principais papéis desempenhados pelos solos, dentre outros objetivos. Destaca-se também que no último ano da Década Internacional dos Solos será comemorado o Centenário da formação do IUSS, em 2024.

     Neste sentido, objetivando manter o nível de atividades gerados no Ano Internacional dos Solos, o NRNE/SBCS conclama todos os seus membros a realizarem durante a semana do Dia 05 de dezembro de 2018 várias atividades de conscientização junto a sociedade acadêmica e civil, de forma a estimular o debate não somente sobre a importância dos solos e dos problemas causados pela sua degradação na sociedade como um todo, mas também para que a importância dos mesmos na manutenção da vida e do meio ambiente façam parte das políticas de planejamento político e científico na Região Nordeste.

 

Atenciosamente,

NRNE/SBCS


Comentários

Ad