Notícia

Paulo Klinger Tito Jacomine é Dr. Honoris Causa da UFRB

Imagem Destacada

A honraria foi proposta pela Área de Conhecimento em Ciência do Solo; Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas e Direção do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da UFRB.

A cerimônia foi presidida pelo Magnífico Reitor da UFRB, Dr. Silvio Soglia e contou com a presença de professores, pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação, técnicos-administrativos, familiares e amigos do homenageado. A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo também se fez presente ao evento através do envio de carta endereçada ao Magnífico Reitor da UFRB, o qual leu durante a ceremônia de entrega do título aos presentes e homenageado; bem como pelo Núcleo Regional Nordeste, o qual deu suporte junto aos demais proponentes da proposta do título, a todo o processo de preparação da documentação, divulgação e organização da cerimônia.

A seguir é transcrito o discurso proferido pelo Dr. Paulo Klinger durante a entrega do título de Dr. Honoris Causa:

"Boa tarde a todos.

Sinto-me honrado com a outorga deste Título - que servirá de estímulo para continuar na luta pela Pedologia nacional, iniciada após a conclusão do Curso de Agronomia, em dezembro de 1957.

Em 1958, após o curso de Gênese, Morfologia e Classificação de Solos, realizado na atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no km 47 da antiga estrada Rio-São Paulo, iniciei os trabalhos de levantamento e classificação de solos nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Região Nordeste do Brasil e Norte de Minas Gerais – totalizando 1.800.000 km2 de área mapeada -, no período de 1966 até 1986, em convênio com o Ministério da Agricultura e SUDENE.

A partir de 1986, com a escassez de recursos financeiros, os trabalhos de levantamento generalizados de solos (escala de 1:1.000.000) por estado foram interrompidos, com exceção de áreas localizadas. Apenas os Estados de Pernambuco e Alagoas tiveram levantamentos nessa escala, visando os zoneamentos pedoclimáticos (solo e clima) para as diversas culturas; no momento, não há nenhum estado onde tais levantamentos estejam sendo realizados.

Para o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS), as informações estão sendo obtidas por meio das Reuniões Brasileiras de Classificação e Correlação de Solos (RCCs), dissertações de mestrado e teses de doutorado – poucas dirigidas para esse fim, além de projetos específicos. Torna-se, portanto, necessário que as instituições se reúnam/lutem para que se obtenham recursos suficientes para esse objetivo; além disso, cursos regionais de Pedologia são necessários para treinamento e qualificação de novos pedólogos. Caso isso não seja feito por pessoal qualificado e experiente no assunto a tendência é a pedologia minguar cada vez mais.

Para finalizar, agradeço, por esta honrosa homenagem, ao Magnífico Reitor da UFRB, Doutor Sílvio Luiz de Oliveira Sóglia, ao diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Doutor Elvis Lima Vieira, aos membros do Conselho Universitário (CONSUNI), aos membros do Conselho de Centro, aos professores Luciano da Silva Souza, Júlio César Azevedo Nóbrega (este, Coordenador do Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e do Programa de Pós-Graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas) e aos demais professores da área de solos - todos são meus discípulos, direta e/ou indiretamente –, aos funcionários e alunos da UFRB, enfim, a todos os que me alegram e me emocionam com suas presenças nesta bela e inesquecível solenidade. Muito obrigado".

 

Paulo Klinger Tito Jacomine

Comentários

Ad