Divisão 1

I - SOLO NO ESPAÇO E NO TEMPO

Comissão 1.1. Gênese e Morfologia do Solo
Coordenação: José Coelho de Araújo Filho - Embrapa Solos, Recife, PE - Lattes
Objetivos: Contribuir para identificação das classes de solos e de suas interrelações com o meio ambiente, de forma a orientar na tomada de decisão sobre as corretas técnicas de uso e manejo.

Comissão 1.2. Levantamento e Classificação do Solo
Coordenação: Ricardo Espíndola Romero – UFC, Fortaleza, CE - Lattes
Objetivos: Identificar a distribuição espacial das classes de solos nos estados que compõe o NRNE; a classificação dos mesmos segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e; a geração de mapas de solos em diferentes escalas para auxiliar na tomada de decisão sobre as corretas técnicas de uso e manejo.

Comissão 1.3. Pedometria
Coordenação: Diana Freitas - UAST-UFRPE, Serra Talhada, PE – Lattes
Objetivos: Auxiliar no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias para a identificação de atributos do solo, assim como no mapeamento de solos.


Divisão 2

II - PROCESSOS E PROPRIEDADES DO SOLO

Comissão 2.1 – Biologia do Solo
Coordenação: Giselle Gomes Monteiro Fracetto – UFRPE, Recife, PE - Lattes
Objetivos: Identificar a diversidade, aplicação e uso de macro e microrganismos, bem como os processos intermediados por eles no crescimento das plantas, fixação de nitrogênio, remediação e avaliação da qualidade do solo. Objetiva também as pesquisas nesta área da ciência do solo ofertar ao produtor rural insumos biológicos mais eficientes de forma a otimizar a sustentabilidade dos agroecossistemas, bem como identificar como determinadas práticas de uso e manejo do solo e das culturas interferem na sustentabilidade dos solos da região Nordeste.

Comissão 2.2. Física do Solo
Coordenação: Edivan Rodrigues de Souza – UFRPE, Recife, PE - Lattes
Objetivos: Contribuir para avaliação dos atributos físicos dos solos do Nordeste, seus efeitos sobre o crescimento de plantas; sua influência na qualidade dos solos e sustentabilidade dos ecossistemas.

Comissão 2.3. Mineralogia do Solo<br> Coordenação: Marcelo Metri Corrêa – UFRPE, Recife, PE - Lattes
Objetivos: Contribuir para identificação, quantificação e avaliação dos minerais presentes nas frações do solo, bem como a influência dos mesmos nos atributos físicos, químicos e biológicos dos solos da região Nordeste.

Comissão 2.4. Química do Solo
Coordenação: Adailson Pereira de Souza – UFPB, Areia, PB - Lattes
Objetivos: Contribuir para o estudo e pesquisa de conceitos e princípios básicos de química e termodinâmica e de sua relação com os processos que ocorrem entre componentes da atmosfera do solo, da água do solo e dos sólidos coloidais orgânicos e inorgânicos em solos do Nordeste. Terá como meta também o estudo de solos ácidos e solos afetados por sais, bem como dos principais contaminantes do solo e águas na região e seus mecanismos de inativação.


Divisão 3

III - USO E MANEJO DO SOLO

Comissão 3.1. Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas
Coordenação: Vânia da Silva Fraga – UFPB, Areia, PB - Lattes
Objetivos: Identificar os fatores que limitam as condições de fertilidade dos solos da região para correta aplicação de corretivos e fertilizantes visando a produtividade máxima das culturas. Para isso, a comissão atuará para que sejam preenchidas diversas lacunas envolvendo a fertilidade do solo e nutrição de plantas como: i) difundir o uso da análise química do solo como ferramenta adequada para diagnóstico das condições de fertilidade dos solos; ii) identificar o potencial e risco do uso de resíduos urbanos na agricultura como lodo de esgoto, lixo doméstico e outros; iii) motivar o corpo técnico envolvido na fertilização e nutrição de plantas a criarem comissões de fertilidade do solo e nutrição de plantas para a criação e, ou atualização dos sistemas de recomendação de corretivos e fertilizantes para culturas de interesse econômico.

Comissão 3.2. – Corretivos e Fertilizantes
Coordenação: Em definição - Lattes
Objetivos: Contribuir para realização de estudos e pesquisas voltadas para caracterização, validação e avaliação da qualidade de corretivos e fertilizantes oriundos de diversas fontes (orgânicos ou minerais; de origem natural ou sintética); bem como do seu uso para fins produtivos ou ambientais, de forma a melhorem o potencial produtivo dos solos, sem riscos ambientais.

Comissão 3.3. Manejo e Conservação do Solo e da Água
Coordenação: André Júlio do Amaral - Embrapa Solos, Recife, PE - Lattes
Objetivos: Contribuir para realização de estudos e pesquisas voltadas para a conservação do solo e da água em relação à poluição química e por sedimentos; assoreamento de cursos d'água, reservatórios e seu controle; práticas de manejo do solo em região semiárida e úmida do Nordeste e; da qualidade do meio ambiente através da proteção da fauna e da flora.

Comissão 3.4. Planejamento do Uso da Terra
Coordenação: Walane Maria Pereira de Mello Ivo - Embrapa Tabuleiros Costeiros, Aracaju, SE - Lattes
Objetivos: Contribuir para realização de estudos e pesquisas voltadas para identificação de atributos do solo de relevância para a adequação de uso da terra; caracterização do meio físico e da relação relevo e pedoforma na adequação de uso da terra e; conhecer as potencialidades e limitações de terras para usos diversos no Nordeste.

Comissão 3.5. Poluição, Remediação do Solo e Recuperação de Áreas Degradadas
Coordenação: Adriana Maria de Aguiar Accioly - Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas, BA - Lattes
Objetivos: Contribuir para realização de estudos e pesquisas voltadas para uma maior compreensão de propriedades físicas, químicas, biológicas e mineralógicas dos solos para caracterização de áreas degradadas; das atividades que contribuem para degradação dos solos do Nordeste (agricultura, pecuária, irrigação, mineração, descarte de lixo e outros resíduos), bem das técnicas de avaliação e monitoramento de processos de recuperação em áreas degradadas por atividades diversas.


Divisão 4

IV – SOLO, AMBIENTE E SOCIEDADE

Comissão 4.1. Educação em Solos e Percepção Pública do Solo
Coordenação: Carmen Sueze Miranda Massuti – UNIVASF, Petrolina, PE - Lattes
Objetivos: Contribuir com ações voltadas para estudos e pesquisas objetivando a melhoria das grades curriculares nas escolas agrotécnicas, cursos de graduação e de pós-graduação que trabalham com Ciência do Solo, bem como nas escolas voltadas para educação infantil e básica (ensino fundamental e médio). Atuará também no planejamento e elaboração de recursos pedagógicos para o ensino da Ciência do Solo e de extensão rural.

Comissão 4.2. Solos e Segurança Alimentar
Coordenação: Caroline Miranda Biondi – UFRPE, Recife, PE - Lattes
Objetivos: Estimular ações voltadas para estudos e pesquisas envolvendo a qualidade do solo e a segurança alimentar na região Nordeste. Para isso, atuará a comissão para participar dos processos de normatização do uso de resíduos industriais, urbanos e agrícolas em áreas rurais e urbanas; da utilização de agrotóxicos, corretivos e fertilizantes em cultivos diversos, bem como da certificação e mercado da agricultura orgânica.

Comissão 4.3. História, Epistemologia e Sociologia da Ciência do Solo
Coordenação: Angelo Giuseppe Chaves Alves – UFRPE, Recife, PE - Lattes
Objetivos: Contribuir com ações voltadas para estudos e pesquisas objetivando um maior entendimento nas relações entre origem da vida e o ambiente; dos solos, com o ambiente e historia dos povos na região Nordeste; Etnopedologia e Paleopedologia.